TENHA PLANTAS EM CASA

Pode parecer modinha, mas eu torço muito pra não ser. Lembro que quando criança eu achava exagerada a forma como minha avó preenchia a casa com plantas, pra onde a gente olhava enxergava vasos das mais diferentes formas e tamanhos. Adivinhem? Hoje eu me tornei essa pessoa (risos). Sim, sou a nova louca das plantas, acho que o ambiente fica mais bonito, mais limpo, traz uma leveza e um aconchego bem especial. Ainda não consegui preencher os espaços que eu gostaria com plantas, muitas estão do lado externo se recuperando ou se fortalecendo para depois colocarmos dentro de casa. Mas, afinal, além de achar bonito e estar em alta, delas equilibrarem a umidade do ambiente e limpar o ar, quais são os benefícios de ter plantas dentro de casa?

 

 

Plantas umidificam de forma natural

Em vez de usar um umidificador mecânico, coloque algumas samambaias espalhadas pela casa. Durante a transpiração, as gotículas de água hidratam o ar do ambiente. Fiquei sabendo que na década de 1980 as samambaias eram penduradas no teto da sala - isso era quase uma obrigatoriedade. Elas eram o xodó da família: coitada da criança que puxasse suas folhas, lembro bem disso! Com o passar do tempo, a espécie caiu em desuso e foi até rotulada de cafona por alguns. Mas isso já foi, né? Hoje, elas são estrelas de projetos e eu já não vejo a hora de ter uma aqui em casa.

 

Plantas com poderes curativos
Uma pesquisa do National Institutes of Health, confirma que a babosa (aloe vera) era chamada pelos egípcios de a "planta da imortalidade". Eles utilizavam a espécie para curar diversas doenças. Hoje em dia, é comum ver pessoas usando o gel que a planta solta em queimaduras solares e outras feridas para aliviar as dores. Sem falar que ela é linda e dá um toque todo especial, né?

 

Inspiram criatividade
Se um dia você for acometido por um bloqueio criativo, vá para um local com muito verde. É sério, gente! É o que aconselha Justin Hancock, especialista em jardins da Costa Farms. Folhas coloridas, como as da espécie cróton, inspiram e energizam o que está ao redor - inclusive você. Por isso, se você é assim como eu e trabalha em casa, possui um home office, o preencha com plantinhas e verá a melhora no seu desempenho do dia a dia.

 

Minimizam alergias
Se você tem crises alérgicas com frequência, coloque alguns clorofitos pela casa. As folhas dessa planta absorvem partículas alergênicas, como poeira, e em pouco tempo essa espécie pode eliminar boa parte das toxinas do ambiente.

 

Limpam o ar
Se você quer um ambiente mais limpo e melhor para respirar, aposte na espécie hera. Segundo os cientistas da NASA, essas plantas filtram o ar porque é a que melhor absorve formaldeído, composto orgânico volátil que é muito tóxico à saúde. Eu possuo essas espalhadas por todas as cercas aqui de casa, achei o máximo saber disso, estamos mais ’filtradas’ mesmo!

 

Ajudam na concentração

Um estudo da universidade inglesa Royal College of Agriculture descobriu que estudantes tiveram 70% mais atenção quando estavam em um ambiente com plantas. Muitas são as espécies que sobrevivem a espaços fechados e com pouca luz, como dentro de escritórios. Um exemplo é o bambu, que é bastante usado na técnica chinesa de Feng Shui. Olha aí mais uma dica para quem passa muito tempo em casa, como eu, através do home office que exige tanto da nossa concentração.

 

Diminuem o estresse
Isso, na verdade, não é novidade, mas é algo que merece nossa atenção. De acordo com um artigo do Journal of Environmental Psychology, ter plantas com flores ajuda a diminuir os níveis de estresse. Uma opção são os antúrios que têm flores exuberantes.

 

Acalmam os olhos
Muitas pessoas acreditam que tudo que você tem a fazer é olhar para uma planta quando seus olhos estão irritados ou cansados, como quando ficamos horas na frente de um computador, para aliviar a tensão ocular. Uma boa é escolher a plantinha jiboia. Juro que já testei e sim, realmente funciona.

 

 

Agora me conta aqui, quais são as plantinhas que você tem em casa e o benefício que elas te trazem? Aguardo o retorno, vamos falar mais sobre plantinhas e passar algumas dicas umas pras outras, afinal, já fique sabendo: planta nunca é demais, hahaha. As duas fotos aqui do corpo desse texto são da minha casa, nos lugares onde as plantinhas estão presentes e tranformam a energia em algo ainda mais positivo!

tags

plantas em casa dicas plantas em casa plantas

+ BY OVERS

últimas

x

Obrigado!

Em breve você receberá novidades.

Aguarde...