PORQUE ESTAMOS TÃO NOSTÁLGICOS - E TÃO IRRITADOS?

Esse era um post para muito tempo atrás. Apesar dos pesares, nunca é tarde, pois o assunto - infelizmente - não cai em desuso e sempre tem algo que reacende a polêmica sobre remakes e reboots de desenhos animados.

Nos últimos tempos tivemos reboots de She-Ra, ThunderCats e Carmen Sandiego. Três grandes nomes do entretenimento dos anos 80 e 90. É claro que a polêmica viria acompanhando essas produções, afinal, elas marcaram a infância de muitas pessoas - eu incluído -, e há sempre um grande receio quando alguém decide fazer mudanças em seu design ou história. Remakes e Reboots, por si só, já fazem parte de grandes casos de amor e ódio com fãs da cultura pop em geral.

 

Mas o que define o amor ou o ódio dos fãs pelas tentativas de resgate de produtos da cultura pop oitentista e noventista?

 

A verdade é que mexer com a infância das pessoas incomoda e deixa aquela sensação agridoce: uma nova oportunidade de ver produções que foram muito importantes, porém um design completamente diferente do que estamos acostumados. Fica a sensação de traição, mas acaba que é muito mais do que isso.

 

Como uma pessoa que está assistindo Carmen Sandiego e assistia quando criança posso dizer, com propriedade, que o remake da Netflix é ótimo e honrou o material original. Prova disso são os 95% de aprovação do público e 93% da crítica no Rotten Tomatoes e os 8/10 no IMDb.

 

 

Mas onde está a crítica?

 

Claro que Carmen Sandiego é uma exceção a regra de ódio. Provavelmente o fato de Gina Rodriguez ser a voz original da super ladra ajuda na popularidade, mas a verdade é que os motivos para o ódio às produções são os mais variados e vão de incels - celibatários involuntários - e nerds frustrados com a diminuição nas curvas das heroínas até a irritação infundada de homens adultos que não querem ver as produções de sua infância refeitas se não for para ser igual ao original.

 

 

Quando a Cartoon Network anunciou o reboot de Teen Titans, a sensação foi a mesma. Teen Titans Go! se mostrou promissor e abusa de referências para criar, mesmo que com design infantilizados, uma aura que todos possam assistir - eles chamando o Exterminador de Deadpool no filme é a cereja do bolo.

 

No entanto, para alguns espectadores, isso não é o suficiente. Eles querem mais. Mesmo com seus mais de 25 anos, vida adulta, boletos, responsabilidades, não importa, manter sua infância intacta é o que importa. Na cabeça de algumas pessoas, os canais infantis não podem rebootar as produções dos anos 80, 90 e 2000 para as crianças. Ignoram os novos tempos, as mudanças que o mundo sofreu nessas décadas que se passaram e chamam de lacradores todos que querem respeitar, minimamente, as diferenças.

 

Quando She-Ra apareceu sem curvas, usando um short por baixo da saia e com aparência adolescente foi uma chuva de reclamações. Pois, afinal, não há como uma princesa guerreira lutar se não estiver com os peitos explodindo em um mini vestido ou a bunda quase a mostra e ostentando curvas irreais, não é mesmo? [contém ironia].

 

O problema

 

Ao ignorar a qualidade das produções para focar naquilo que “se perdeu” nos remakes e reboots, algumas pessoas mostram que, na verdade, nunca gostaram de fato desses produtos audiovisuais. Ignorar que curvas irreais e uniformes sensuais em heroínas não são, minimamente, aceitáveis mostra que algumas pessoas não entenderam o propósito de trazer mulheres poderosas para salvar o mundo.

 

 

As mudanças em trajes da Mulher Maravilha, Supergirl, She-Ra, Lara Croft e Capitã Marvel, trouxeram um ódio gratuito por parte daqueles que não entenderam que as mulheres não precisam estar com pouca roupa para salvar a humanidade. O design de produções como Ben 10 e Jovens Titãs foi feito para crianças, as piadas, as referências, a essência, está ali, o design que mudou, pois ele não é feito para você, nerd de 30 anos e tampouco para mim - nerd de quase 30 anos.

 

As séries clássicas estão na internet, basta buscar, mas não abraçar o novo por achar que ele estraga sua infância, só mostra a infantilidade de algumas pessoas que não entenderam que quando éramos crianças aquele era o design usado, hoje é outro e não somos o público alvo. Está na hora de crescer… ou ao menos ficar em silêncio.

tags

thundercats teen titans she-ra supergirl mulher maravilha dc marvel carmen sandiego nostalgia mudanças reboot remake

+ FILMES E SÉRIES

últimas

x

Obrigado!

Em breve você receberá novidades.

Aguarde...