‘ULTRAVIOLETA‘ É A COR DO ANO DE 2018

Segundo Pantone, tom é inspirado em ícones pop e evoca contracultura e misticismo

A Pantone, empresa norte-americana que desenvolve padrões internacionais de cores para a indústria gráfica, divulgou a Cor do Ano de 2018, cujo nome completo é 18-3838 Ultra Violet. Segundo a companhia, a ideia é que ela "sugere os mistérios do Cosmos, a intriga daquilo que ainda está por vir e as descobertas que estão além do lugar onde nos encontramos agora". Também houve inspiração em ícones da cultura pop, como Prince, David Bowie e Jimi Hendrix, que utilizaram da cor como símbolo de individualidade.

A cor do ano é uma mera formalidade, você não vai ficar mais rico se utilizar roupas, sapatos ou acessórios 18-3838 Ultra Violet (para facilitar vou chamar de roxo), mas o interessante é a discussão que um aspecto tão banal como este pode trazer. E me desculpem os leitores, mas de cor a Pantone entende.

Em 2017, em meio às discussões intermináveis sobre aquecimento global e mudanças climáticas, a cor escolhida foi o 15-0343 Greenery, uma espécie de verde-musgo misturado ao amarelo. Confere a explicação oficial: "Lembrando folhagens novas e a exuberância da vida ao ar livre, os atributos positivos de Greenery se refletem nos consumidores aumentando a vontade de respirar profundamente, oxigenando e revigorando". Bonito, né?

É fácil perceber que tons diferentes realmente trazem sensações distintas para o nosso dia-a-dia, e quem aí já ouviu falar em cromoterapia? É uma técnica, dizem, milenar, de utilizar as cores no tratamento de doenças. Mais um ponto para a Pantone.

Em meio a um mundo tão carregado de posts irônicos em blogs preocupações em relação ao seu próprio futuro, onde Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos - provocando a ira dos muçulmanos no Oriente Médio e trocando impropérios nucleares com o ditador norte-coreano Kim Jong-Un - e, no Brasil, a Reforma da Previdência pode ser aprovada por ninguém menos do que Michel Temer, é sempre bacana podermos encontrar um alívio ao desespero em coisas tão simples como as cores. Afinal, são elas que estimulam a criatividade e movem a atividade artística no mundo desde sempre.

tags

cor cor do ano greenery violet pantone roxo

+ ARTE

últimas

x

Obrigado!

Em breve você receberá novidades.

Aguarde...