A VOLTA DO ROCK PARA O MAINSTREAM

Ao longo dos últimos anos, o rock vem se tornando um produto mais alternativo dentro da grande mídia. Com isso, seu destaque dentro do mercado musical vem sendo focado em grupos como Arctic Monkeys, Greta Van Fleet e Cage The Elephant.

Durante a pandemia, o TikTok se tornou algo imprescindível para que uma música tenha sucesso.  As trilhas das trends mais famosas começaram a se tornar hits nas paradas ao redor do mundo. Aliado a isso, está músicos que tem em sua raiz musical o rock, e ajudam o gênero a reaparecer para o mercado Mainstream. Graças a isso, nós da Revista Over separamos três situações para comprovar que o estilo vem sendo cada vez mais restituído para o seu lugar.

 

Olivia Rodrigo e as guitarras do Sour

 

Não seria novidade para ninguém dizer que o álbum da artista americana iria fazer um grande sucesso, já que sua música Drivers License, que é um estilo mais balada, simplesmente estourou nas paradas. No entanto, no seu disco de estréia, Sour , a música de abertura "Brutal" tem guitarras pesadas, um riff marcante e os instrumentos da música fazem questão de refletir a angústia da cantora. A música estreou no Hot Rock & Alternative Songs, da Billboard em primeiro lugar, com mais de 25 milhões de acessos apenas nos EUA.

 

Quem é Olivia Rodrigo, a atriz da Disney que está dominando as paradas  musicais | GZH

 

Outro Pop Rock do álbum é "Good 4U", de acordo com a própria cantora, a inspiração do estilo da música é a banda Green Day. No entanto, no TikTok,  há uma trend onde é retratada a similaridade da canção com a "Misery Business" do Paramore, hino da época dos Emos. Com todas essas referências,  o Sour é um disco com a “angústia” de uma mini Alanis Morissette emoldurada por uma sonoridade Disney rock pós Lorde.

 

A ascensão dos italianos do Måneskin

 

Como uma banda de hard rock italiana conseguiu chegar ao primeiro lugar geral no Spotify? Além da personalidade e estilo do grupo, seu repertório é muito bem elaborado entre covers e músicas próprias. No entanto, o Måneskin não chegou aonde está hoje de maneira tão simples. Formada em 2015 pelo vocalista Damiano David, a baixista Victoria De Angelis, o guitarrista Thomas Raggi e o baterista Ethan Torchio, o grupo venceu o EuroVision 2021.

 

Måneskin: a banda italiana de rock que bomba no TikTok

 

Porém foi com a música "Beggin" que os italianos alcançaram o feito inédito. Versão da canção lançada em 1967, pelo The Four Seasons, em questão de pouco tempo o Måneskin já estava presente nas paradas de sucesso. Boa parte do estrelismo imediato se deve novamente ao TikTok e suas trends. Aliás, "I wanna be your Slave" do quarteto já era presença constante na rede social.

 

 

Miley Cyrus e o Plastic Hearts

 

A eterna Hannah Montana pode ter sido uma das percursoras para Olivia Rodrigo estar onde está, no entanto, isso é um debate que deve ser feito em outro momento. Agora. a filha do cantor Country Billy Ray Cyrus, está se jogando de cabeça no Rock. Miley Cyrus no álbum Plastic Hearts nos apresenta o que ela mesmo diz, que "se sente capaz" de ser a nova rainha do estilo. Toda essa repercussão vem após ela tirar o disco Power Up  do AC DC do topo da parada da Billboard.

 

Miley Cyrus lança “Plastic Hearts”, seu novo álbum, nesta sexta – Virgula

 

Aliado a isso, a cantora vem se tornando um dos grandes destaques para o Rock se manter no Mainstream, e de acordo com a própria Miley, a tendência é que ela mantenha seu foco em produzir Rock, chegando até a criticar o Pop de maneira ácida , alegando que não havia liberdade para produzir algo diferente dentro do seu antigo nicho. 

tags

Olivia Rodrigo Miley Cyrus Måneskin

+ ARTE

últimas

x

Obrigado!

Em breve você receberá novidades.

Aguarde...