A MODA NO CINEMA NACIONAL

5 filmes nacionais para você assistir que abordam a temática da industria da moda.

É muito comum que quando se fala em moda e cinema, ou em filmes que abordam o universo fashion nossos pensamentos como telespectadores sejam guiados automaticamente para filmes internacionais ou hollywoodianos; como por exemplo: O diabo veste prada, Sex and the city ou o mais recente filme da Disney, Cruella.

 

Além da rica trajetória do cinema no exterior, pouco se fala ou se tem conhecimento sobre o mercado nacional do mercado de moda. Além das influências serem importadas, o produto também é; e na maioria das vezes advindo de países nas quais a matéria-prima e a mão de obra são baratas para custear o baixo valor das roupas. Dessa forma a indústria e a identidade nacional vêm perdendo espaço e aquilo que entendemos como “moda & cinema brasileiro” se torna quase que inexistente ao público.

 

É por isso que vamos aqui relembrar cinco obras audiovisuais que abordam a moda como parte do cenário de seus personagens, logo abaixo confiram em ordem cronológica esses filmes:

 

1. Zuzu Angel

 

O filme de 2006 mostra a trajetória da estilista Zuzu Angel (interpretada pela Patrícia Pillar) durante a ditadura militar na busca pela justiça pelo desaparecimento de seu filho, o militante político Stuart Angel (Daniel de Oliveira). No filme também é possível ver como Zuzu, na época usou seus desfiles e suas roupas como instrumento para ganhar voz e protestar contra o governo da época.

 

 

2. Top Models - um conto de fadas brasileiro

 

O documentário de 2009 mostra relatos e entrevistas das modelos mais consagradas do Brasil nacional e internacionalmente: como Shirley Mallman, Gisele Bündchen, Isabelli Fontana e Raquel Zimmerman, entre outros profissionais da área. Além de mostrar detalhes do bastidores de como é o trabalho e a carreira de uma super model.

 

 

3. Boi Neon

 

O longa-metragem de 2015 conta a história de Iremar (Juliano Cazarré), um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste e tem o sonho de se tornar estilista de moda. O filme faz com que o espectador quebre diversos paradigmas a respeito do assunto.

 

 

4. Corpo Elétrico

 

O filme de 2017 mostra a história de Elias (Kelner Macêdo) que é assistente numa confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre costuras e tecidos e encontros com homens.

Uma forma muito bacana de se conhecer o universo de uma confecção de média escala no Brasil que aparece como pano de fundo no filme.

 

 

5. Estou me guardando para quando o carnaval chegar

 

Lançado em 2019, um documentário incrivelmente visceral que retrata o dia-a-dia dos moradores de Toritama, município de Pernambuco - Considerada a capital do jeans, na qual é produzida em torno de 20 milhões de jeans ao ano. No filme vemos o trabalho exaustivo de seus moradores nas confecções caseiras enquanto se preparam o ano inteiro para a chegada do carnaval.

 

 

Gostaram dessas dicas de filmes? Já conheciam algum? Comentem e compartilhem. E se conhecerem mais algum, escrevam para nós ;)

tags

moda cinema nacional audiovisual estilismo

+ FILMES E SÉRIES

últimas

x

Obrigado!

Em breve você receberá novidades.

Aguarde...