A HISTÓRIA, A CULTURA E A GASTRONOMIA DE GRAMADO

A 29ª Festa da Colônia e a 9º Feira Feito em Gramado acontecem entre os dias 1º e 19 de maio, no ExpoGramado.

Se você, assim como a galera aqui da Over, adora visitar Gramado e provar os produtos coloniais da cidade, esse é o seu momento! Começou ontem, no dia 1º de maio, a 29ª edição da Festa da Colônia de Gramado. O evento, que segue até o dia 19 de maio no Centro de Eventos ExpoGramado, celebra a cultura dos imigrantes portugueses, alemães e italianos da cidade. Esta festa reúne num único espaço as tradições de Gramado, dessa forma, a 29ª Festa da Colônia de Gramado apresenta-se a visitantes de todo o Brasil com a promessa de farta gastronomia e uma feira de produtos coloniais, sem falar nas divertidas bandinhas e grupos folclóricos que se apresentarão no palco principal.
 
 
Neste ano, o evento terá entrada e estacionamento gratuitos, mas se você estiver passeando no centro da cidade pode aproveitar a seguinte dica: de hora em hora haverá transporte gratuito da Rua Coberta até os pavilhões do Expogramado, num ônibus típico e super animado. Entre os destaques da programação, estão os Fornos de Barro, com o preparo diário de cucas e pães, reunindo oito grupos de moradores do interior do nosso município - minha dica aqui é provar o pão com linguiça e a cuca de doce de leite. Outra parada obrigatória é o Caffè Della Nonna, que apresenta uma casa típica da zona rural servindo o autêntico café da colônia, devidamente atendida pela Família Foss, da Linha Bonita.
 
 
Para os fãs da culinária alemã e italiana, haverá as Cozinhas da Oma e da Nonna, que estão sob a responsabilidade, nesta edição da festa, de famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila — almoço ou janta custará R$ 35 por pessoa. Já a Feira de Produtos Coloniais é outro dos trunfos da Festa, com a produção de diversas agroindústrias e famílias produtoras. Já pra quem deseja uma experiência ainda mais especial e única precisa marcar na agenda dois sábados, dias 11 e 18 de maio. São as datas do Desfile Cultural de Carretas entre o Expogramado e o centro da cidade. A organização espera a participação de 30 carretas puxadas por bois conduzidas, orgulhosamente, por colonos.
 
 
Simultaneamente à festa, ocorre, no pavilhão principal deste mesmo complexo, a Feira Feito em Gramado. Nesse espaço, os visitantes encontrarão artesanato, confecções, artes plásticas e, claro, muito chocolate, tudo feito por micro e pequenos empresários da cidade. A organização promete 140 expositores em mais de 90 estandes. Atrações especiais aguardam por você em Gramado, aproveite para conferir ambos os eventos, vale muito à pena.

tags

festa da colônia gramado dicas gramado gramado e canela feito em Gramado

+ TURISMO

últimas

x

Obrigado!

Em breve você receberá novidades.

Aguarde...