6 FILMES PARA VIAJAR PELA AMÉRICA DO SUL SEM SAIR DE CASA

Saudades de viajar, né, minha filha? Imagina que incrível seria pegar uma mochila e sair passeando pelos países da América do Sul! Enquanto ainda não dá pra sair de casa e fazer uma das viagens dos sonhos, que tal assistir alguns filmes que te levam pra esses lugares?

Claro, infelizmente a experiência não é a mesma de estar viajando, mas ao dar play e observar os locais de onde se passa cada filme já dá um quentinho no coração. 

 

Pra matar um pouquinho dessa saudade, hoje eu trouxe 6 filmes indicados para quem quer viajar de casa pela América do Sul. Os filmes se passam em diferentes países do continente. Vem conferir a lista:

 

1. Diários de Motocicleta (2004)

 

Países: Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela

Gênero: Aventura / Drama

 

 

Esse filme é uma verdadeira tour por vários pontos da América do Sul, mostrando a viagem do revolucionário Che Guevara - antes de ficar famoso - com o amigo Alberto Granado. Juntos, os dois fazem uma viagem de moto partindo de Buenos Aires, na Argentina, até chegar em Caracas, na Venezuela, percorrendo mais de 12.400 km desde o dia 4 de janeiro de 1952 a 26 de julho do mesmo ano.

 

No filme você pode conferir paisagens belíssimas não apenas desses dois países, mas também passando pelo Chile, Peru e Colômbia e conhecendo um pouco mais de cada cultura.

 

Destaque para os Lagos Andinos, o Deserto do Atacama e Machu Picchu. 

 

Independente do seu “estilo” de viagem, é difícil não se emocionar com Diários de Motocicleta. O filme, dirigido por Walter Salles, é mais um daquelas obras que comprovam a tese de que uma viagem é capaz de modificar uma pessoa. Além de, é claro, mostrar o quanto a América do Sul é incrível.

 

2. O Segredo dos Seus Olhos (2009)

 

País: Argentina

Gênero: Mistério

 

 

Antes de falar sobre a produção, vale lembrar que O Segredo dos Seus Olhos foi o segundo filme latino-americano a receber o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Mais um motivo para adicionar ele a sua lista de filmes, pois ele é considerado uma das maiores obras-primas do cinema argentino.

 

A trama gira em torno da história de Benjamin Espósito, que decide escrever um livro sobre um crime que testemunhou em 1974: um estupro e assassinato da jovem Liliana Colotto.

 

Dirigido por Juan José Campanella e baseado em uma obra escrita por Eduardo Sacheri, o longa-metragem exibe uma das cenas mais marcantes do cinema latino-americano, onde há um plano-sequência filmado no Estádio El Palacia, do Club Atlético Huracán, em Buenos Aires.

 

Uma forma de trazer a Argentina um pouco mais perto de você.

 

3. Up – Altas Aventuras (2009)

 

Países: Brasil, Venezuela e Guiana

Gênero: Animação / Família

 

 

A animação assinada pela Disney/Pixar foi na verdade inspirada no Monte Roraima, localizado na fronteira entre três países: Brasil, Venezuela e Guiana. O enredo mostra que Carl Fredricksen e sua esposa Ellie sempre sonharam se mudar para a América do Sul e viver no “Paraíso das Cachoeiras”, na Venezuela. Isso nunca se realiza.

 

Após a morte da amada, Carl enfrenta uma situação um tanto quanto complicada: será construído um edifício no local onde está a casa em que sempre viveu com Ellie. 

 

Beirando os 80 anos, Carl, que trabalha como vendedor de balões, tem uma ideia para salvar sua casa e fugir do destino de morar em um asilo: amarra milhares de balões na casa, faz ela voar e parte em busca do antigo sonho de ir morar na Venezuela.

 

Uma ótima dica para assistir em família e conhecer mais sobre o Paraíso das Cachoeiras.

 

4. Neruda (2016)

 

País: Chile

Gênero: Drama / Ficção Histórica

 

 

A história de ficção se passa entre diversas paisagens do Chile mostrando a missão de Óscar Peluchonneau, um policial que persegue com obsessão o poeta chileno Pablo Neruda - ganhador do Prêmio Nobel - no final da década de 40. A razão da perseguição acontece pelo fato do poeta ter se juntado ao Partido Comunista na época. 

 

Dirigido por Pablo Larraín, Neruda é um filme que mostra um lado pouco conhecido do poeta enquanto passeia por vários cenários do Chile. 

 

Entre as andanças dos personagens, os destaques são os lindíssimos mirantes de Valparaíso e os bosques milenares da Araucanía, cobertos de neve.

 

5. Aquarius (2016)

 

País: Brasil (Recife)

Gênero: Drama

 

 

Para quem prefere paisagens brasileiras e calor, Aquarius entra nessa lista. O drama, dirigido por Kleber Mendonça Filho, tem como protagonista Clara, interpretada pela majestosa Sônia Braga. 

 

Parecida com a história de Carl, que mencionei em Up Altas Aventuras, a personagem vive há mais de 30 anos em um edifício que será demolido por uma construtora, localizado na beira do mar de Recife - daí o telespectador já pode apreciar as imagens do local.

 

Além das praias de Boa Viagem e do Pina, vale lembrar outras locações de Recife que aparecem em Aquarius: Brasília Teimosa, o Restaurante Leite, o Clube das Pás, o Cemitério de Santo Amaro e outros locais característicos da cidade pernambucana. 

 

Para quem já foi e quer matar a saudade ou então pretende conhecer Recife, mais uma razão para assistir o filme, além das boas críticas que a obra recebeu. 


6. Amor nos tempos de cólera (2007) 

 

País: Colômbia

Gênero: Romance / Drama

 

 

O filme é baseado no livro homônimo de nada mais, nada menos que Gabriel García Márquez. Gabo, o escritor colombiano, tem sua obra filmada em Cartagena, cidade portuária na costa caribenha da Colômbia muito visitada por turistas.

 

O enredo foca na história de um triângulo amoroso que dura 50 anos! - de 1880 a 1930, entre Florentino Ariza, Juvenal Urbino e Fermina Daza. E vale comentar que conta com a participação de Fernanda Montenegro no elenco, em seu primeiro trabalho falando em inglês. <3

 

Destaque para os cenários locais do Portal de los Dulces, localizado na Plaza de los Coches e em frente à Torre do Relógio. Lá é o lugar perfeito para quem gosta de doces, com uma variedade enorme de doces típicos colombianos. 

 

Você conhece mais algum filme gravado na América do Sul? Comente aqui e nos ajude a viajar de dentro de casa.

 

 

tags

viagens turismo américa do sul filmes entretenimento diários de motocicleta o segredo dos seus olhos up altas aventuras neruda aquarius amor em tempos de cólera

+ TURISMO

últimas

x

Obrigado!

Em breve você receberá novidades.

Aguarde...